Portifólio

Oficina - Santander Cultural

 

Audiodescrição da dinâmica da Oficina de Encadernação Artesanal para Pessoas com Deficiência Visual 

Porto Alegre - RS / Fevereiro de 2018

O evento realizado pelo Santander Cultural em parceria com a  mestranda em Artes, Vanessa Fuzina, contemplou o público com o suporte acessível desde a chegada ao prédio, com descrições da decoração escultural da fachada e no interior, o grande Lustre central, os magnificos Vitrais e toda suntuosa ornamentação.  

 

                                                                                                                                                   Descrição da imagem: Capa e contracapa do folder. Dividido ao meio verticalmente, à esquerda em fundo vermelho, em letras brancas, lê-se: Ministério da Cultura, Santander e Santander Cultural apresentam; na cor nude: janeiro e fevereiro: Jan/Fev dois mil e dezoito; e em letras coloridas : O Verão É Aqui. Abaixo, a marca Santander Cultural. E no rodapé, em letras amarelas sobre uma faixa branca e larga, duas setas indicam: oficinas. À direita, em fundo amarelo: dedos da mão esquerda sobre a capa de um livro grosso de capa flexível sobreposto a uma placa de corte, próximo, dois cadernos, um sobre o outro, encadernados com folhas amareladas, folha de guarda listrada em azul, branco e rosa e a capa, na cor coral com estampa cinza. Logo abaixo, os títulos das oficinas: Libras básico, Fundamentos do ofício de mestre sala e porta bandeira, Graffiti sessenta – intervencionismo urbano para maiores de sessenta anos, colocando em prática seu clown, Jogos recreativos e teatrais, Aquarela, Encadernação para pessoas com deficiência visual, Teatro de bonecos para educadores. No rodapé entre colchetes: Todas as Oficinas são gratuitas, mediante inscrição prévia.                                       

 

Carnaval - DKS Eventos 

 

Pelo segundo ano consecutivo o público com deficiência visual é contemplado com acessibilidade no carnaval Paulistano! 

Sambódromo / Anhembi - 9, 10 e 16 de Fevereiro de 2018 . 

A Descrição dos sambas – enredo de 15 agremiações é narrada ao vivo do Camarote da Cidade,  e transmitida também pelo FaceBook da Secretaria da Pessoa com Deficiência. 

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

                                                                                                                                                                 


PwC - Processo de Onbording 


 

Audiodescrição de imagens estáticas e dinâmicas com suporte textual.

Ribeirão Preto / 2015 - São Paulo 2015 até o momento. 

A empresa implementa a leitura de todo conteúdo escrito, tradução de slides e vídeos através de um trabalho personalizado.
O funcionário com deficiência visual participa ativamente de toda dinâmica contemplado com o recurso de audiodescrição presencial.

Vídeo PwC 

 


Espetáculo “Cora Dentro de Mim” 


 

TOP Teatro – SP – Abril de 2017.

Assistido por mais de 10 mil pessoas ao longo de 17 anos de trajetória, recebe roteiro acessível elaborado por Soraya Ferreira Alves, narrado pelas As Meninas dos Olhos.

Entrevista Marcia Oshiro 

 


DKS Eventos - Carnaval 2017


 

Audiodescrição dos sambas – enredo de 14 agremiações / Projeto Piloto Carnavais Acessíveis.

Sambódromo / Anhembi - SP - 24 e 25 de Fevereiro de 2017. 

O público cego é contemplado com a tradução das imagens do carnaval, através de narração presencial nos desfiles das 14 agremiações. 

Programa SPTV

 

 


Roteiro de vídeo: O que é GoalBall?


 

Leopoldina / MG - 2017 

Antônio Marcos, atleta de Goalball e coordenador de esportes paralímpicos da APAE - explica como funciona o jogo criado na década de 40, para pessoas deficientes visuais, cegas ou com baixa visão. 

Entrevista com atleta 

 


Vídeo Projeto LaraMara


 

 

Curso de Maquiagem para Pessoas Cegas e com Baixa-Visão. SP / 2017

 

 


Vídeo Institucional "Fundação Síndrome de Down"  


 

Campinas/SP - 2017.

 

 


Audiodescrição de conteúdo visual 


 

Roteirização de vídeos e descrições de fotos. SP/Sorocaba - 2016. Evento: Campanha eleitoral.

Os eleitores recebem audiodescrição dos vídeos, incluindo a descrição de características físicas e gestuais usados pelos candidatos durante a campanha. 

Logo retangular nas cores amarela, verde e azul. Em letras brancas, eleições 2016.

 


Roteiro acessível do Filme “ Baía dos Pesadelos”


 

Vídeo Shack / Audiovisual - Rio de Janeiro - 2016

 

 


Apresentação do filme " A Culpa é das Estrelas"


 

Audiodescrição aberta, narrada presencialmente - ADEVA - CADEVI - SP-2016. 

Logo da Adeva: Traços bem definidos na cor vermelha delineiam um olho amendoado. Ao centro uma bolinha representa a íris, nela, pequena porção em branco sugere o brilho do olhar.  Junto ao contorno superior do olho, da metade para esquerda, mão espalmada acena ao alto e remete à longos cílios. Ao lado direito em letras pretas minúsculas lê-se, adeva em destaque, logo abaixo, associação de deficientes visuais e amigos. Inserido em um triângulo isósceles verde, um círculo amarelo e a partir dele,  partem doze segmentos deretas que remetem aos raios solares. Abaixo em letras brancas maiúsculas: CADEVI. 

 

 


Curso ministrado: “O áudio e a descrição” 


 

Prefeitura de Santos – 2016
Funcionários da prefeitura de Santos, entre eles, jornalistas, advogados, web designers e gestores, participam de oficina de audiodescrição e sensibilização para a necessidade de descrever imagens em editais, sites e redes sociais

 

 


Vídeo Santos Cidade Acessível


 

Santos 2016
As Meninas dos Olhos realiza o primeiro vídeo com acessibilidade visual para a prefeitura de Santos.



 


Vídeo Institucional Itaú Cultural 26 anos 


 

São Paulo/SP- 2015.
O vídeo comemorativo dos 26 anos do Itaú Cultural, se torna acessível através do recurso de audiodescrição, legendagem para surdos e janela de Libras.

 

 

 


Audiodescrição do vídeo "Encontros de Empatia" - empresa OutroNós 


 

São Paulo/SP – Novembro / 2015
A empresa Outro Nós, é uma facilitadora de encontros e conexões de grupos diferentes, uma multiplicadora de conhecimentos, através da audiodescrição do vídeo, o conteúdo pode ser divulgado para o público deficiente visual.

 


Faculdade São Camilo  -“O áudio e a descrição”


  

São Paulo - 2015. 
Alunos do segundo semestre do curso de terapia ocupacional, participam de sensibilização e palestra sobre audiodescrição.

Descrição do logo: À esquerda uma forma geométrica em formato de um trevo vermelho de quatro folhas e à direita em letras cinzas lê-se: Centro Universitário São Camilo.Palestra Faculdade São Camilo: Marisa em pé, a frente da bancada com cadeiras, segura o microfone, ao fundo telão com Power Point da apresentação.

 

 


Audiodescrição de conteúdo visual: dança e desfile de moda 


 

São Paulo - 2015 
Evento: 2º Sarau paulistano - Associação de Balé de Cegos Fernanda Bianchini. A equipe realiza o suporte de audiodescrição na apresentação das alunas de balé e de todos os eventos apresentados no Sarau.

  

 Folder em fundo branco, no topo, em letras maiúsculas coloridas lê-se: Segundo Sarau paulistano, Inclusão pela Arte & Cultura. Ao centro, em letras pretas: Data: 8 de Agosto; Horário: 14:00 às 17:00 hs; Local: Associação de Balé de Cegos Fernanda Bianchini; Rua Domingos de Moraes, número 1765; Vila Mariana; São Paulo/SP. Abaixo, em letras maiúsculas: Inclusão em Foco – Programação de TV; eem letras menores: Entrada gratuita. Em seguida, ao longo da base,bonecos iconográficos coloridos que representam: homem, mulher, usuários de cadeiras de rodas, cegos.

http://www.associacaofernandabianchini.org/ 

 


Exposição "Guardados no Tempo" - Biblioteca Braille do Centro Cultural São Paulo 


 

São Paulo - 2015
Vídeos apresentados na mostra do C.C.S.P em comemoração aos 100 anos da Biblioteca Braille, recebem roteiro acessível; a audiodescrição de imagens dinâmicas e estáticas é narrada e gravada.

 

 

 


Itaú Cultural - Metáforas e Linguagens: outras perspectivas e características 


 

Auditório Ibirapuera – São Paulo - 2014 

As Meninas dos Olhos, representada por Marisa Pretti e o perfomer e educador Leonardo Castilho, discutem como o encontro de diferentes linguagens pode gerar novas formas de comunicação. Mediação do jornalista e escritor Marcos Fidalgo.

 

 


Audiodescrição de conteúdo visual: A Festa da Interação 1ª Edição


  

São Paulo – 2014 ; 2ª Edição – Rio de Janeiro – 2014; 3ª Edição Belo Horizonte – 2015. 

Participação nas três edições da Festa que promove o encontro de pessoas com e sem deficiência; vídeo publicitário roteirizado pela As Meninas dos Olhos e narrado pelo organizador, Alex Oliveira, pessoa cega.

Suporte de todo conteúdo do evento que contou com apresentações e palestras.

 

Vídeo Cão Guia 

 


Roteiros audiodescritos e narração de espetáculos de dança - SPCD 


 

São Paulo e Interiores da Capital – 2013. 
A Companhia de Dança inicia novo projeto: torna os espetáculos acessíveis ao público deficiente visual; os 13 roteiros elaborados são apresentados ao vivo, com a parceria de Daniella Forchetti e Lilian Lilian Freitas Vilela, consultoras bailarinas. 

https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/30/sao-paulo-companhia-de-danca-da-inicio-a-projeto-de-bale-com-audiodescricao.htm  

 

Logo da São Paulo Companhia de dança: Composto por oito semicírculos pretos sobrepostos. Quatro à direita e quatro à esquerda. Os traços e tamanhos são variados. Os semicírculos menores estão inseridos nos maiores com as aberturas voltadas para dentro, formam um conjunto harmônico de CES, que não se encaixam e remetem a rodopios. Abaixo, em letras pretas maiúsculas lê-se: São Paulo Companhia de Dança. O convite em fundo preto apresenta à esquerda, informações sobre o espetáculo e à direita, uma foto com um par de bailarinos da coreografia Petit Mort.

 


Descrição de imagens, Mangás e PoesiaACERGS


 

Rio Grande do Sul - 2013
Livros com imagens descritas, tornam-se acessíveis ao público infanto juvenil, disponibilizados em formato digital.

 

Descrição do logo: Um coração branco sobreposto a um sol alaranjado, ao redor, pequenos traços como se estivessem emitindo luminosidade. Abaixo em letras maiúsculas azuis: Acergs e abaixo em letras menores cinzas: Associação de cegos do Rio Grande do Sul.

 


Descrição de imagens para livros didáticos


 

Fundação Roberto Marinho; Editora Caracol; Editora Esfera; MEC - desde 2012 até a   atualidade.

 

Descrição do logo: Em um retângulo amarelo, parte de uma circunferência delineada em preto, da metade para cima, subdivisões geométricas, e para baixo em letras pretas, o texto: RESULTS, Aplicações Web Acessibilidade EPublish. DDPub.com.brEm azul metalico um M duplo em sobreposição. Abaixo em letras pretas: Fundação Roberto Marinho.Logo do Ministério da Educação: Em letras pretas está escrito Ministério; logo abaixo, da Educação. A seguir, Governo Federal. Finalizando abaixo, Brasil em letras maiúsculas verdes inserido em uma tarja amarela. Sobreposto a letra A, um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca.

 


Roteiros de Filmes Nacionais e Internacionais: “Festival Melhores Filmes Sesc 2012” Iguale Comunicação e Acessibilidade 


 

O Festival contou com 6 roteiros feitos pela empresa e narrados ao vivo pela Iguale Comunicação e Acessibilidade - SP 

 

Descrição do logo: À esquerda inserido em um círculo preto a palavra Iguale escrito em letras brancas. À direita e fora do círculo, em letras pretas e maiúsculas, lê-se: Comunicação de Acessibilidade.Em um fundo retangular preto em letras brancas SESC; Festival em amarelo e Melhores filmes na cor branca.

 

Topo